Lei proíbe copos, pratos e talheres de plástico em São Paulo a partir de 2021.


Um estudo realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês) constatou que o Brasil produz, em média, 11.355.220 milhões de toneladas de lixo plástico por ano. Por sua vez, a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE), estima, com base em pesquisas, o consumo de 720 milhões de copos descartáveis por dia em todo o país. Hoje, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o plástico representa 80% do lixo nos oceanos.


Os efeitos repercutidos no meio ambiente por conta da produção e destinação incorreta do plástico reflete na maneira como a sociedade vive, o que chamamos de impacto socioambiental. Por essa razão, a adoção de medidas que têm em vista a proteção e minimização dos impactos ambientais é fundamental para este cenário. Se a destinação correta desse tipo de material fosse uma prática em nosso país e em todo mundo, teríamos plásticos retornando para a cadeia produtiva e incentivando o melhorando do processo de economia circular. Você sabia que a Koleta Ambiental coleta, transporte e destina recicláveis de maneira correta? Fale conosco!


Mas continuando nosso assunto, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, sancionou a lei que proíbe o fornecimento de copos, pratos e talheres de plástico na cidade. Essa ação aconteceu no início de 2020, mas a lei de fato entrará em vigor apenas a partir de 2021.


A sua empresa ou estabelecimento está de acordo com as normas que serão requeridas pela nova medida?



Será permitido o uso de materiais de plástico em estabelecimentos?


A lei municipal sancionada por Bruno Covas restringe o fornecimento de utensílios plásticos por estabelecimentos comerciais. Isso é, não será permitido o uso de copos, pratos e talheres fornecidos em material plástico. E, inclusive, não poderão estar à venda para uso doméstico.


A medida visa a preservação e aumento do capital natural a partir do controle de estoque finito e equilíbrio do fluxo de recursos renováveis. A ideia é também fomentar a procura pelos materiais de alto nível de utilidade, tanto no ciclo técnico quanto no biológico.

A infração por parte dos estabelecimentos comerciais poderá acarretar, inicialmente, em advertência e, se prorrogada, podendo resultar até em fechamento administrativo.



Faça parte do modelo sustentável e ajude o meio ambiente!


A medida entrará em vigor somente a partir de 1° de janeiro de 2021, mas agora é a hora de se preparar para contribuir à sustentabilidade. A sugestão da Koleta Ambiental é que sua empresa ou estabelecimento substitua o uso do plástico pelo material biodegradável ou reutilizável. Dessa forma, é possível cumprir a mesma função e ainda gerar valor sustentável para o meio ambiente e a sociedade como um todo.


Conte com a Koleta Ambiental nessa missão! Clique aqui para entrar em contato conosco.

33 visualizações

KOLETA RJ

Telefone SAC: (21) 3278-9300

Whatsapp: (21) 96504-3096

sac@koleta.com.br

Av. Pastor Martin Luther King Júnior, 8745 Colégio, Rio de Janeiro - RJ

KOLETA SP

Telefone SAC: (11) 2065-3500

Whatsapp: (11) 95973-5511

sac@koleta.com.br

Avenida Gonçalo Madeira, 300

Jaguaré, São Paulo - SP

SIGA A KOLETA!

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
Código_de_Conduta_GRI_Capa.jpg
Política Anticorrupção_GRI_ Capa.jpg
klj.PNG.png

© 2019 - Koleta Ambiental  |  Todos os direitos reservados