Marginais do lixo: uma vergonha que deve e pode ser mudada



Se você é paulistano ou já passou pelas marginais Tietê e Pinheiros, deve ter se questionado o porquê de os rios serem tão sujos. É um cenário desolador que há décadas envergonha os moradores da maior cidade da América do Sul e um dos maiores municípios do mundo.


A poluição dos rios que cortam a capital paulista já foi alvo de inúmeras matérias jornalísticas e até de vários protestos, alguns bem-humorados, como o que aconteceu no ano passado. Na ocasião, uma associação colocou duas "fezes" infláveis no Pinheiros, chamando a atenção de motoristas, ciclistas, pedestres e usuários da CPTM que passaram pela região.


Mas se é uma realidade que incomoda tanto, por que nada é feito? Ou melhor: O que deve ser realizado para mudar tal situação? Em entrevista à BBC Brasil, o professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), José Carlos Mierzwa, afirmou que a fórmula não é tão mágica como imaginamos. A solução é mais simples do que a gente pensa.


"Muitas pessoas têm uma ideia equivocada de que limpar o rio é pegar a água ali que está suja e tratá-la. Porém, se você manejar corretamente o esgoto, o que está ali vai embora e o rio se 'limpa sozinho'", disse o especialista.


Num primeiro momento, ao analisar a fala do professor, podemos chegar à conclusão de que falta estrutura para um tratamento de esgoto adequado na Capital e na Região Metropolitana. E isto é verdade. Afinal, quase metade do esgoto (41%) é jogada de forma in natura nos rios e afluentes.


Mas, por outro lado, já parou para pensar que se a destinação dos rejeitos fosse a correta, talvez muito destes dejetos não parariam no Tietê, no Pinheiros ou em outros rios?

Temos que atacar o problema na raiz. Lembre-se do famoso ditado: "Prevenir é melhor do que remediar". Então, voltando à avaliação de Mierzwa, concluímos que o ideal é evitar que o lixo vá para a água. Esperar a expansão do tratamento do esgoto não é a melhor tática. E nem a mais barata.


Para que os resíduos gerados em sua empresa não sejam despejados de qualquer maneira no meio ambiente, matando vidas em rios e destruindo paisagens, procure a Koleta Ambiental. Nossa empresa oferece as melhores soluções para que o seu lixo não prejudique o ecossistema, preservando a vida e colaborando para uma cidade mais sustentável.


Recolhemos, transportamos e damos a destinação adequada aos seus rejeitos, obedecendo às leis vigentes no município, no Estado e no País. Se é você é um dos que se envergonham com a poluição dos nossos rios e deseja uma real solução para o problema, dê o primeiro passo para a mudança. Solicite um orçamento com a Koleta!

28 visualizações

KOLETA RJ

Telefone SAC: (21) 3278-9300

Whatsapp: (21) 96504-3096

sacrj@koleta.com.br

Av. Pastor Martin Luther King Júnior, 8745 Colégio, Rio de Janeiro - RJ

KOLETA SP

Telefone SAC: (11) 2065-3500

Whatsapp: (11) 95973-5511

sacsp@koleta.com.br

Avenida Gonçalo Madeira, 300

Jaguaré, São Paulo - SP

SIGA A KOLETA!

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
Código_de_Conduta_GRI_Capa.jpg
Política Anticorrupção_GRI_ Capa.jpg
klj.PNG.png

© 2019 - Koleta Ambiental  |  Todos os direitos reservados