KOLETA RJ

Telefone SAC: (21) 3278-9300

Whatsapp: (21) 96504-3096

sac@koleta.com.br

Av. Pastor Martin Luther King Júnior, 8745 Colégio, Rio de Janeiro - RJ

KOLETA SP

Telefone SAC: (11) 2065-3500

Whatsapp: (11) 95973-5511

sac@koleta.com.br

Avenida Gonçalo Madeira, 300

Jaguaré, São Paulo - SP

SIGA A KOLETA!

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
Código_de_Conduta_GRI_Capa.jpg
Política Anticorrupção_GRI_ Capa.jpg
klj.PNG.png

© 2019 - Koleta Ambiental  |  Todos os direitos reservados

ODS da ONU: Como gerar uma consciência ambiental em meu estabelecimento?


O aspecto meramente financeiro não é mais o principal critério utilizado para avaliar empresas. Para a nova economia, questões interligadas à sustentabilidade se tornaram peças fundamentais. Para suprir essa demanda — e tantas outras referentes ao desenvolvimento sustentável —, os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU foram criados. E a Koleta ambiental é uma parceira imprescindível para apoiar seu estabelecimento a cumprir a legislação e contribuir com os ODS da ONU.


Neste texto, além de explicar qual a relação do programa criado pela Organização das Nações Unidas e o desenvolvimento sustentável, vamos mostrar também como seu estabelecimento pode gerar uma consciência ambiental em sua equipe.


Afinal, como posso construir uma consciência ambiental em meu restaurante, pizzaria, lanchonete, mercado e estabelecimentos em geral? A Koleta Ambiental te apresentará algumas respostas, confira!



O que são os ODS da ONU?

ODS — Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são objetivos que consta emuma agenda mundial. Foram elaborados em setembro de 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas (ONU). A agenda é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável visam a união mundial no combate à pobreza, erradicação da fome, melhoria da nutrição, agricultura sustentável, vida saudável, educação inclusiva, equitativa e de qualidade, igualdade de gênero, gestão sustentável da água, acesso à energia, segurança, medidas de controle às mudanças climáticas, sustentabilidade, entre outros.


Abaixo está uma imagem que representa os 17 objetivos da ODS:

Existem 4 temas que tangem os ODS, são eles: social, ambiental, econômica e institucional.


Considerados os valores estabelecidos nos ODS pela ONU, podemos afirmar que a união das empresas, negócios e estabelecimentos é um ato fundamental para a conclusão dos objetivos definidos. E, para que cada organização consiga criar e aplicar metas bem-sucedidas no âmbito da sustentabilidade, o engajamento dos colaboradores pela causa é algo que deve ser incentivado.


Então surge a dúvida: como é possível gerar uma consciência ambiental em meu estabelecimento?


Como gerar o engajamento pelas causas ambientais em uma equipe?

Segundo pesquisas realizadas pelo IBOPE, os brasileiros têm uma grande propensão a valorizar o meio ambiente e de fato possuem interesse em conviver próximo à natureza. Estima-se que nove entre dez brasileiros acreditam que a natureza não está sendo protegida de forma adequada. Em 2014, a porcentagem era de 82% para esta pergunta. No ano de 2018, a percepção subiu para 91% dos entrevistados.


Apesar de a natureza dizer o contrário, o interesse em preservar o meio ambiente existe. Cabe às instituições a tomada de atitudes para promover a procura pelas questões ambientais. E como fazer isso? Gerando informações, criando programas educacionais e implantando ações voltadas à sustentabilidade. Conte com a Koleta Ambiental o apoio para executar essas ações em seu estabelecimento.


Para que o engajamento dos colaboradores no posicionamento do seu estabelecimento em termos socioambientais aconteça, é necessário que todos estejam de acordo com os ideais propostos. Afinal, são eles quem irão defender e compartilhar o que, futuramente, será a cultura em seu estabelecimento.


Para auxiliar nesse processo de engajamento, separamos algumas orientações que farão a diferença:


I. Reúna e comunique sua equipe com transparência.

Para que não existam desentendimentos, é recomendado que uma reunião/orientação seja feita com todos da equipe. Evidencie todos os pontos a serem trabalhados para que o plano ambiental seja alcançado e certifique-se de que todos estejam cientes do que deve ser executado.


Em busca de aprimorar o engajamento na causa, incentive e dê abertura para que os colaboradores deem sugestões do que deveria ser aprimorado. Ao sentir que são peças importantes no tabuleiro, maior dedicação será cedida ao projeto determinado para seu estabelecimento.


II. Crie senso de responsabilidade.

Estipule metas para cada colaborador e, além disso, torne alguém responsável pela supervisão de cada função no projeto. Antes de isso ser feito, comunique a equipe a respeito do que é esperado e em quanto tempo. No quesito sustentabilidade podem ser práticas de reciclagem ou até mesmo destinação correta de resíduos e lixos.


III. Reconheça o avanço.

O bom desempenho da equipe deve ser reconhecido e, quando possível, recompensado. O sistema de pontos que permite que o colaborador troque determinada quantia por um produto é uma excelente alternativa. Inclusive, é um método utilizado por grandes empresas para bonificar colaboradores que se destacam.


IV. Construa um grande exemplo.

A palavra convence, mas o exemplo arrasta. Isso é, a sua empresa está em dia com as obrigações ambientais? Não? Conte com a Koleta Ambiental que está há 18 anos no mercado, e possui soluções logísticas para empresas e estabelecimentos que respeitam o meio ambiente e a legislação.


O compromisso da empresa e/ou estabelecimento em preservar o meio ambiente é a peça-chave no processo de criação de uma consciência ambiental por parte dos colaboradores.


Exemplo de ações básicas:


  • Ofereça garrafa personalizada para sua equipe (de preferência com material reciclado). Assim os gastos com copos descartáveis podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados;

  • Faça a separação de resíduos recicláveis e crie uma campanha para que sua equipe faça o mesmo em suas residências. Faça publicações nas redes sociais de seu estabelecimento como forma de incentivo. Você pode inclusive montar um PEV em estabelecimento;

  • Espalhe folhetos de orientação sobre o uso consciente dos recursos, água, energia elétrica e papeis. Essa prática ajuda na diminuição dos custos de seu estabelecimento.


Você pode contar com a Koleta para que isso aconteça! Consulte!

28 visualizações