Preservação do solo, qual o papel da sua empresa ou estabelecimento nisso?



Você sabia que 33% dos solos do mundo estão degradados? Essa taxa é proveniente de um relatório emitido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). O Status of the World's Soil Resources, publicado em 2015 em Roma, contou com a contribuição de aproximadamente 600 pesquisadores de 60 países para sua elaboração.


Ameaças como erosão, compactação, uso de substâncias químicas, desmatamento e, principalmente, o descarte inadequado de resíduos, atingem quase um terço das terras do planeta. Hoje, dia 15 de abril — data de comemoração sobre a preservação do solo no Brasil —, é fundamental refletirmos sobre como sua empresa ou estabelecimento tem tratado a Terra.


De modo a conscientizar a sociedade e o setor privado, a Koleta Ambiental elaborou este artigo que cita as principais consequências que o cenário de degradação do solo pode ocasionar. Além de compreender a origem do problema, ao ler você saberá também como pode ajudar a proteger essa causa ambiental.


Mas antes de falar sobre quais medidas tomar para promover a preservação do solo, por que ele é tão importante? A Koleta Ambiental te explica! Confira.


Por que o solo é tão importante?

Basicamente, o solo é um dos elementos naturais essenciais para a vida. Por se tratar de um recurso limitado e não renovável, a falta dele significa a perda definitiva de um componente fundamental para a manutenção dos ecossistemas. Além de armazenar água e nutrientes, o solo é também o habitat de milhares de espécies e micro-organismos.


Ao unir tantos benefícios, o solo se mostra um mecanismo importante para diversas vertentes econômicas, como a agricultura e a pecuária.


Qual é a principal tipo de degradação e quais as consequências que ela gera?

A principal forma de degradação do solo tem sido através da contaminação e poluição, problemas causados exclusivamente pela intervenção do ser humano no meio ambiente. O uso indiscriminado de pesticidas, herbicidas, inseticidas entre outros, em decorrência de atividades agrícolas resulta em contaminação química. Além deste, temos o descarte inadequado de resíduos industriais e domésticos como inimigo do meio ambiente. Em áreas de lixões por exemplo, lugares em que há grande formação de chorume, o solo é completamente degradado pela infiltração do material poluente. Como se isso já não fosse o suficiente, essa contaminação pode afetar também o lençol freático, rios, oceanos, fauna e flora, entre outros.


A degradação do solo gera consequências que vão além de apenas impactar o meio ambiente: o sustento de milhões de pessoas que dependem da agricultura para viver também se torna alvo deste problema. Uma vez que o solo degradado possui baixa concentração de nutrientes, o cultivo daquela área é inviabilizado.


Por isso, ter uma empresa séria e correta, como a Koleta Ambiental, para o descarte dos resíduos de sua empresa ou estabelecimento faz toda diferença no quesito cuidado com o solo.


O que você pode fazer para evitar a degradação do solo

Existem diversas maneiras de reduzir a contaminação do solo e contribuir efetivamente ao meio ambiente. Reciclar, por exemplo, é uma atividade que pode ser realizada facilmente. Ao ressignificar objetos através da reciclagem, você atribui uma função a um material que antes seria descartado. Para combater a degradação do solo, o gerenciamento de resíduos, descarte e tratamento adequados são ações igualmente fundamentais.


A Koleta Ambiental, empresa pertencente a um dos maiores grupos ambientais da América Latina, atua fornecendo soluções de tratamento, destinação e consultoria ambiental. Você pode clicar aqui para entrar em contato conosco e receber uma proposta personalizada para sua empresa ou estabelecimento.

0 visualização

KOLETA RJ

Telefone SAC: (21) 3278-9300

Whatsapp: (21) 96504-3096

sacrj@koleta.com.br

Av. Pastor Martin Luther King Júnior, 8745 Colégio, Rio de Janeiro - RJ

KOLETA SP

Telefone SAC: (11) 2065-3500

Whatsapp: (11) 95973-5511

sacsp@koleta.com.br

Avenida Gonçalo Madeira, 300

Jaguaré, São Paulo - SP

SIGA A KOLETA!

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
Código_de_Conduta_GRI_Capa.jpg
Política Anticorrupção_GRI_ Capa.jpg
klj.PNG.png

© 2019 - Koleta Ambiental  |  Todos os direitos reservados