Quais são os cuidados necessários ao descartar resíduos que podem estar infectados?



Não há dúvida de que a COVID-19 transformou a forma de viver. Os hábitos de consumo mudaram, literalmente, da noite para o dia e as empresas e estabelecimentos tiveram a obrigação de se adaptar para continuarem suas operações. Algumas de fato estacionaram e outras, principalmente as pertencentes ao setor digital, apenas mudaram a forma de se comunicar com seus colaboradores. O fato é que, com a mudança de hábitos, novos cuidados ao descartar resíduos passaram a se tornar indispensáveis para evitar a disseminação do novo coronavírus.


A Koleta Ambiental, com a missão de alertar clientes e colaboradores, ressalta a importância de redobrar os cuidados e, inclusive, adotar outros que aumentam a segurança. Afinal, quais são os cuidados necessários que devemos ter ao descartar resíduos que podem estar infectados? Continue lendo e confira!


Tempo de permanência do vírus em resíduos

Um dos fatores críticos que facilitam o contágio do novo coronavírus é o tempo de permanência elevado em resíduos, superfícies e objetos. Trouxemos alguns dados divulgados pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental que facilitam o entendimento sobre o assunto e, mais que importante que isso, servem como alerta. Veja abaixo:


Resíduos plásticos: 5 dias.

Resíduos de papel: 4 a 5 dias.

Resíduos de vidro: 4 dias.

Alumínio: 2 a 8 horas.

Aço: 48 horas.

Madeira: 4 dias.

Luvas cirúrgicas: 8 horas.


Com base nestes dados, imagine que ainda que passe 4 dias após uma pessoa diagnosticada com o novo coronavírus ter contato com um objeto plástico, existe a probabilidade de alguém ser infectado. Logo, a higienização — em todo e qualquer lugar que seja possível o contato humano — é obrigatória para manter um ambiente seguro.


Como realizar o descarte de um resíduo que pode estar infectado pela COVID-19?

Sabendo que a etapa de acondicionamento antecede a coleta do resíduo infectado, é importante realizá-la com atenção e responsabilidade. Para que o material seja descartado corretamente deve existir toda uma cadeia de gestão de resíduos adequada. Inclusive, os contentores destes materiais em específico devem ser do tipo lavável, resistente à ruptura, vazamento e tombamento.


É fundamental que os resíduos suspeitos de estarem contaminados pela COVID-19 sejam separados e manejados de acordo com as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). No caso de hospitais, consultórios e serviços de saúde devem ser utilizados sacos de cor branco, impermeáveis, de material resistente à ruptura e vazamento. O limite de peso que o saco pode atingir é de até 2/3 de sua capacidade e eles devem estar obrigatoriamente identificados com o símbolo de resíduo infectante.


Em casos normais os materiais infectados podem ser descartados em lixos comuns, desde que sigam todos os cuidados necessários. Isso é, deverão separar todos os resíduos suspeitos de contaminação, colocá-los em sacos de lixo resistentes e descartáveis e com fechamento com lacre ou nó. E, por último, lembre-se de respeitar o limite de peso.


Por apresentar risco de infecção, resíduos contaminados com COVID-19 devem ser classificados segundo a RDC 222/2018 e Resolução CONAMA 358 como resíduos de serviços de saúde do Grupo A (sub grupo A1), IN 13 Ibama no 180102, ABNT 12808.


O cuidado redobrado é responsabilidade de todos, especialmente durante a flexibilização da quarentena. Caso você tenha alguma dúvida referente a como a Koleta Ambiental está lidando com a COVID-19 e quais estratégias adotou para preservar a segurança de seus clientes e colaboradores, clique aqui para assistir ao vídeo exclusivo que preparamos. Para entrar em contato com nossa equipe, basta acessar através do nosso site.

0 visualização

KOLETA RJ

Telefone SAC: (21) 3278-9300

Whatsapp: (21) 96504-3096

sacrj@koleta.com.br

Av. Pastor Martin Luther King Júnior, 8745 Colégio, Rio de Janeiro - RJ

KOLETA SP

Telefone SAC: (11) 2065-3500

Whatsapp: (11) 95973-5511

sacsp@koleta.com.br

Avenida Gonçalo Madeira, 300

Jaguaré, São Paulo - SP

SIGA A KOLETA!

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
Código_de_Conduta_GRI_Capa.jpg
Política Anticorrupção_GRI_ Capa.jpg
klj.PNG.png

© 2019 - Koleta Ambiental  |  Todos os direitos reservados