Resíduos perigosos: conheça alguns que podem estar em seu estabelecimento

Atualizado: Jan 6



Diferente do que a maioria das pessoas pensa, a classe de resíduos perigosos não é um grupo formado necessariamente somente por objetos cortantes ou tóxicos. Na verdade, são produtos que fazem parte do nosso cotidiano e é completamente normal se deparar com pelo menos um todos os dias. Lâmpadas fluorescentes, baterias, pilhas, remédios vencidos, cartuchos de tinta, óleos minerais, pastilhas de freio, filtro de ar, latas de tinta, tonners, pneus, são alguns dos itens que são classificados como resíduos perigosos.


De modo geral, resíduo perigoso é todo objeto que apresenta risco significativo à saúde pública ou à qualidade ambiental devido sua quantidade de substâncias químicas. Logo, com base na Norma 10004/2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), todo objeto que manifesta características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade e carcinogenicidade deve ser enquadrado como resíduo tóxico.


Por suas propriedades físico-químicas e infectocontagiosas, esta classe de resíduos requer atenção privilegiada à medida que é gerada pelas empresas, residências e por edifícios comerciais. Uma vez que é tão nociva se descartada incorretamente, deve receber tratamento especializado para que não comprometa o meio ambiente e a saúde das pessoas.


Identifique quais os tipos de resíduos perigosos que sua empresa ou estabelecimento produz

Compreender e analisar todos os processos desenvolvidos a respeito da produção e descarte de resíduos perigosos em seu estabelecimento ou empresa, é fundamental. Atualmente, é importante destacar que companhias que dispõem de uma política voltada à preservação do meio ambiente exercem maior papel representativo na sociedade. Logo, são vistas como referência em sua área de mercado e comunicam, sem sombra de dúvidas, maior confiabilidade para sua rede de clientes.


Além do que, para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) é imprescindível que a empresa execute a gestão de seus resíduos conforme as normas previstas.


Atenção ao reuso: alguns dos materiais perigosos podem ser reciclados

Não são todos, mas há exceções de objetos que ainda podem ser reciclados, como: pilhas, pneus, lâmpadas fluorescentes, algumas embalagens (de agrotóxicos, por exemplo) e baterias. Artefatos que poderiam ser prejudiciais ao ser humano e causar impactos ambientais — se descartados irregularmente — podem vir a tornarem-se meios para um novo fim, mesmo que pareçam descartáveis para o uso.


A Koleta Ambiental tem o dever de melhorar a qualidade de vida da sociedade e oferece soluções ambientais completas, integradas e sustentáveis para para coleta e transporte destes tipos de resíduos. Clique aqui para saber mais como podemos ajudar seu estabelecimento e/ou empresa.

0 visualização

KOLETA RJ

Telefone SAC: (21) 3278-9300

Whatsapp: (21) 96504-3096

sac@koleta.com.br

Av. Pastor Martin Luther King Júnior, 8745 Colégio, Rio de Janeiro - RJ

KOLETA SP

Telefone SAC: (11) 2065-3500

Whatsapp: (11) 95973-5511

sac@koleta.com.br

Avenida Gonçalo Madeira, 300

Jaguaré, São Paulo - SP

SIGA A KOLETA!

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
Código_de_Conduta_GRI_Capa.jpg
Política Anticorrupção_GRI_ Capa.jpg
klj.PNG.png

© 2019 - Koleta Ambiental  |  Todos os direitos reservados