top of page
  • Foto do escritorKoleta Ambiental

Reciclagem: entenda sobre os benefícios e de que modo aplicá-la no dia a dia.


A reciclagem pode ser definida como um processo de reaproveitamento de produtos já utilizados e incapazes de atender às suas devidas cadeias produtivas, logo, um resíduo. Estes podem ser submetidos à processos que alterem seu estado físico, químico ou biológico, com o objetivo de torná-los reutilizáveis e reinseri-los numa nova cadeia produtiva em vez do descarte.


A Koleta Ambiental optou por adotar o modelo da reciclagem ao reconhecer a importância que ela representa no meio ambiente e na sociedade. De modo a contribuir com a sustentabilidade, trouxemos este conteúdo que aborda alguns dos principais pontos para você poder aplicar os conceitos em seu dia a dia.


Lembre-se: Cultivar um planeta mais sustentável é ter ações hoje que reflitam em deixar um amanhã para as próximas gerações, uma missão diária em que todos nós devemos contribuir. Confira abaixo e fique por dentro do assunto!


Sobre a reciclagem no Brasil


Segundo o estudo “Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização”, feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o 4° país que mais produz lixo no mundo. Por mais que a produção de lixo esteja ultrapassando a capacidade do país em geri-lo, há outra questão que chama a atenção: um levantamento mostrou que destes resíduos produzidos, apenas 3% é reciclado efetivamente.


Quais são os benefícios em aplicar o processo de reciclagem?


A reciclagem atua como uma estratégia de diminuir o impacto ambiental que estes resíduos representam quando descartados incorretamente. Além disso, reciclar é um meio de reduzir a chance da disposição destes materiais em locais clandestinos e contribuir também a uma melhoria do descarte de lixo.


Em relação ao meio ambiente, a reciclagem possibilita o reaproveitamento de materiais quer seriam descartados, proporciona custos menores com a destinação e contribui na diminuição do uso de recursos naturais na fabricação de novos produtos. Isso se dá pelo motivo de ter menos lixo para ser levado aos destinos de descarte e reposição de matérias-primas numa linha produtiva com uma nova função agregada.


Vale ressaltar que os benefícios não estão somente atrelados ao meio ambiente e aos custosfinanceiros dos geradores, a população é também beneficiada; desde a conscientização ambiental, prática da sustentabilidade à melhores condições de vida e geração de empregos no setor da reciclagem no que envolve mão de obra.

A ação coletiva (sociedade) é fundamental para alcançarmos novas diretrizes no que tange areciclagem e valorização de resíduos. Pequenas ações fazem a diferença e é através dessas que podemos tomar a iniciativa de contribuir.


Como aplicar a reciclagem no dia a dia?


Reciclando em casa


A reciclagem de lixo doméstico inicia na separação dos resíduos em duas categorias: recicláveis e não recicláveis. Materiais que podem retornar para o consumidor (como matéria-prima ou um novo objeto) são considerados recicláveis. Por exemplo: papéis, papelão, plásticos, vidros, metais, jornal, etc. É crucial lembrar que embalagens plásticas devem ser higienizadas, enquanto os vidros embalados em jornal ou papelão para que não ocorra acidentes durante a coleta.

O lixo eletrônico (pilhas, celulares, mouse, teclado, computadores) e as lâmpadas devem ser encaminhados para pontos específicos de coleta, uma vez que são materiais perigosos ao meio ambiente. Depois, encaminhe o material para a coleta seletiva, cooperativas de catadores ou centrais de recebimento de recicláveis.


A criação de uma compostagem doméstica para transformar o lixo orgânico em biofertilizante é também uma ação bem inteligente. Você pode usá-la para adubar seus vasos, hortas e canteiros de plantas — além de contribuir ativamente para a reciclagem.


Reciclando na empresa


Ainda que reciclar seja fundamental, a transformação da mentalidade em prol do meio ambiente é tão importante quanto. Mudar o modo de pensar é garantir a sustentabilidade no futuro. Para incentivar a reciclagem no ambiente corporativo, deve haver uma área apropriada para o depósito de materiais coletados, como por exemplo, papéis, plástico, vidro, metais e lixo orgânico. Todas as ações consideradas pequenas para residências, podem ser adotadas em larga escala para empresas.


Mais do que fomentar ações que tratam a respeito deste tema, é necessário tornar a reciclagem um pilar da cultura organizacional de uma empresa, pois gera valor aos negócios, sociedade e preservação do meio ambiente.


Consulte-nos para implementar a reciclagem em seu condomínio, ou ainda em seu negócio.


Fale conosco!


KOLETA RJ

Telefone SAC: (21) 3278-9300

Whatsapp: (21) 96504-3096

sacrj@koleta.com.br


KOLETA SP

Telefone SAC: (11) 2065-3500

Whatsapp: (11) 95973-5511

sacsp@koleta.com.br

bottom of page